Curiosidades, mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

Por Dr. Jiyo Nakamura – Oftalmologista – Unidade Avançada

Fique por dentro de como agir em determinadas situações.

Quem nunca ouviu uma fórmula caseira e infalível?

Mito ou verdade?

O oftalmologista Dr. Jiyo Nakamura esclarece algumas questões selecionadas. Procure sempre o especialista em caso de dúvida.

1- Ficar muito tempo na frente de computadores faz mal.

MITO.

Nenhum mal. A única ressalva é que, quando a pessoa está na frente da tela, aumenta-se o nível de atenção e, assim, ela pisca menos. E piscar é muito importante para lubrificar os olhos. Temos que nos lembrar de piscar mais.

2- Cenoura faz bem para a visão.

VERDADE.

A cenoura contém vitamina A, que é importante para o mecanismo da visão. De fato é bom, mas a quantidade que ingerimos desse alimento normalmente, dentro de uma dieta saudável, já é suficiente. Não é necessário comer mais. Frutas e verduras, especialmente aquelas de tom verde escuro, fazem bem à saúde dos olhos. O mesmo vale para frutas amarelas e alimentos que contém ômega 3, que são os peixes em geral.

3- Depois dos 40 anos, todo mundo desenvolve “vista cansada”

DEPENDE.

Realmente, depois dos 40 anos, passamos a ter dificuldade de enxergar de perto. A exceção são os míopes. Elesnão conseguem enxergar bem de longe, mas provavelmente não terão dificuldades para ver de perto.

4- Ler no escuro pode prejudicar a visão?

MITO.

No entanto, é melhor ler com iluminação adequada para ter contraste adequado entre as letras e o papel. Devem-se evitar reflexos de luz diretamente nos olhos por causa do incômodo. Ler com uma iluminação que necessite de muito esforço visual pode trazer alguns sintomas, como dor ocular e dores de cabeça.

5- Colocar objetos muito perto dos olhos prejudica a visão?

MITO.

Mas ficar observando um objeto de perto ou leitura por muito tempo pode dar sensação de cansaço visual, pelo fato da musculatura ficar tensa na mesma posição para dar foco na imagem. Em alguns casos, o fato de precisar chegar muito perto de um objeto para poder enxergá-lo bem é sinal de presença de grau. Neste caso, é necessário um exame oftalmológico para investigação do quadro.

6- Criança que brinca de entortar os olhos pode ficar vesga?

MlTO.

Os músculos dos olhos das crianças são suficientemente fortes para permitir olhar na direção que quiserem. O estrabismo, ou seja, o desvio da direção dos olhos, geralmente é um defeito congénito: a criança já nasce com ele.

7- Quem não usa óculos piora a visão?

MITO.

Forçar a visão sem óculos pode causar dores de cabeça ou tonturas, mas não significa que a visão esteja sendo danificada. O grau de deficiência não vai aumentar por causa disso.

8- Assistir TV muito perto préjudica a visão?

MITO.

Ficar muito tempo com os olhos fixos na tela diminui a frequência das piscadas que lubrificam o olho, favorecendo seu ressecamento. Mas muitas vezes a aproximação da TV também pode ser apenas um sintoma, e não a causa de problemas. Deficiências visuais como miopia, hipermetropia e astigmatismo, causados por uma formação irregular do globo ocular, são determinados por fatores genéticos. Neste caso, a tela não tem culpa.

9- AneI aquecido trata terçol?

MITO.

Cuidado com as fórmulas caseiras! Elas podem até piorar o problema. O tratamento do terçol baseia-se na aplicação de compressas mornas a antibióticos em forma de pomadas. O calor do anel aquecido pode até ter o mesmo efeito, mas não é o tratamento mais adequado.

10- Quem usa óculos não pode doar a córnea?

MITO.

Miopia, hipermetropia, ou astigmatismo não alteram a estrutura da cómea, por isso, de forma alguma são contraindicações para doação.