• Centro de Diagnósticos: exames de análises clínicas e imagem com segurança, rapidez e qualidade

O Hospital e Maternidade Ribeirão Pires dispões de exames diagnósticos nas diversas especialidades com segurança, rapidez e qualidade.

Agendamento de Exames

Telefone: (11) 4827. 1003

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e sábado, das 7 às 18 horas.

Exames Disponíveis

Anatomia Patológica

É um exame macroscópico de pedaços de órgãos ou microscópicos no caso de células e tecidos para avaliar a composição dos mesmos e definir diagnósticos para diversas doenças, muitas delas associadas ao aparecimento de nódulos e tumores.

Broncoscopia

Exame feito com um aparelho de fibras ópticas que permite a visualização interna do sistema respiratório, indo desde a laringe até os brônquios subsegmentares, indicado no diagnóstico e tratamento de patologias das vias aéreas.

Colonoscopia

Exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo

Colpocitologia Oncótica / Colposcopia

Exame mais utilizado para prevenção do câncer do colo do útero. É recomendado que seja feito uma vez ao ano. Conhecido como exame de Papanicolau, um instrumento chamado espéculo é colocado na vagina para visualizar o colo do útero e as paredes vaginais, e é feita a coleta do material que contem células do colo do útero que serão enviadas para a análise em laboratório.

Ecocardiografia Bidimensional com ou sem Doppler

Exame de ultrassom, no qual as imagens do coração são captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente e transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.

Eletrocardiografia

O eletrocardiograma de repouso é um exame diagnóstico que possibilita a avaliação do ritmo cardíaco do paciente em 12 derivações. Ele é muito utilizado para avaliação dos pacientes em pré-operatório.

Eletroencefalografia

Exame que permite o estudo das correntes elétricas espontâneas do cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Normalmente o paciente pode fazer o exame acordado, sentado em uma poltrona ou mesmo deitado

Endoscopia

Exame das paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). O aparelho usado para o exame é um tubo fino e flexível – o endoscópio, que permite ao médico observar as imagens em um monitor de vídeo.

Exames Fonoaudiológicos

Audiometria: Exame cujo objetivo é medir a capacidade de uma pessoa de ouvir e interpretar sons. É indicado para avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente de existir suspeita de perda auditiva decorrente de traumas, uso excessivo de medicamentos, infecções e história hereditária. O teste é rápido, indolor e feito por um fonoaudiólogo em que o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica e passa por estímulos auditivos.

Impedancimetria: Exame simples, indolor e que faz parte da avaliação básica da audição juntamente com a Audiometria. Ele avalia a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio, e pode sugerir um quadro de infecção, disfunção tubária ou outros problemas.

Otoneurológico: Exame para avaliar a função do labirinto (orelha interna) e está indicado para pessoas com queixa de tontura, vertigem, desequilíbrio, hipoacusia (surdez), zumbidos, cefaleia e enxaqueca ou quando há suspeita de problema no labirinto.

Otoemissões acústicas: Exame em que, colocando uma sonda no canal auditivo externo, é possível registar uma resposta acústica a uma estimulação (otoemissões provocadas ou evocadas), ou mesmo, em alguns casos uma emissão espontânea.

Exames Fonoaudiológicos

Toggle Content goes here

Exames Oftalmológicos

Acuidade Visual: Teste oftalmológico de grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, a nitidez das formas e objetos. É popularmente chamado de exame de vista.

Biometria Ultrassônica: Tem a função de medir o comprimento axial do olho. Exame realizado através de uma sonda ultrassônica em contato com a córnea.

Biomicroscopia: Examina as estruturas externas e internas do globo ocular com diversos aumentos ópticos através de um biomicroscópio ocular.

Campimetria: Visa o estudo da visão central (em frente ao nosso campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão). Serve para detetar alterações na visão ou áreas do campo visual com alterações.

Ceratoscopia: Mostra as variações da curvatura da córnea, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície.

Curva Tensional Diária: É realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia, indicado no diagnóstico do glaucoma.

Fundoscopia: Exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas centrais do fundo do olho, ou seja, vasos, retina e nervos.

Gonioscopia: Exame que analisa o ângulo da câmara anterior do olho (seio camerular). Indispensável para o tratamento e diagnóstico de glaucoma.

Mapeamento de Retina: Exame complementar em que todo o fundo do olho e suas estruturas são avaliados.

Miocrospia especular: Microscópio digital verifica a densidade e a qualidade das células presentes no endotélio corneano.

Paquimetria: Exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas.

Tonometria de Aplanação: Método usado para medir a pressão intra-ocular, considerando que pressão significa força por unidade de área, obtemos informações sobre a força necessária para a medida e que é aplicada sobre determinada área da córnea.

Holter 24 horas

O Holter é um método de diagnóstico cardiológico que consiste basicamente em um ECG (eletrocardiograma) de longa duração. O exame tem duração de 24 horas e nele realiza-se uma gravação contínua do ECG, com um gravador portátil que o paciente carrega durante suas atividades habituais. Avaliação de sintomas provavelmente relacionados à presença de alteração do ritmo cardíaco e avaliação da efetividade do tratamento instituído.

Laringoscopia

Exame da porção mais alta das vias aéreas (nariz, laringe e faringe) por meio de um aparelho chamado laringoscópio, portando em sua extremidade uma minicâmera que transmite imagens a um monitor. Há dois tipos: um rígido, que normalmente é introduzido pela boca, e um aparelho que consiste de um fino tubo flexível de fibras óticas, introduzido através do nariz (nasolaringoscopia).

M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

O MAPA é um exame indicado para diagnóstico e avaliação de tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Para isso, são realizadas medidas seriadas da Pressão Arterial (PA), conforme programação pré-estabelecida. O exame tem a duração de 24 horas e neste período o paciente permanece com um manguito de pressão em um dos braços, que é conectado a um gravador por meio de uma extensão longa de borracha.

Nasofibrolaringoscopia

É um exame endoscópico que permite a visualização da cavidade nasal, faringe e laringe. É capaz de detectar alterações como desvios do septo nasal, hipertrofia de cornetos e adenoide, presença de pólipos inflamatórios ou tumores.

Prova de Função Pulmonar

É um exame, conhecido como Espirometria, é um exame do sopro onde o seu principal objetivo principal é medir a quantidade e a velocidade com a qual determinado indivíduo consegue inalar (colocar para dentro) e exalar (colocar para fora) o ar.

Radiologia

Radiologia se refere às imagens obtidas com a emissão de radiações (Raios X). É uma forma de radiação eletromagnética, de natureza semelhante à luz. O exame de raios-X fornece imagens rápidas, de alta qualidade, o que faz o exame ser bastante apropriado para examinar os ossos e tecidos densos como em imagens dentárias e detecção de fraturas ósseas. Outras utilizações da radiografia incluem o estudo de órgãos no abdômen, tais como fígado e bexiga; radiografia de tórax para doenças do pulmão, tais como pneumonia ou câncer de pulmão e mamografia.

Exames de Raios-x contrastado: EED adulto e infantil; Enema Opaco; Trânsito Intestinal; Uretrocistografia; Urografia Excretora; Videodeglutograma.

Radiologia Intervencionista

Radiologia Intervencionista abrange um número muito grande de exames diagnósticos e terapêuticos, e está em franca ascendência em todo o mundo. Tem seu grande crescimento e reconhecimento como especialidade médica principalmente devido ao caráter pouco invasivo, curto tempo de internação, rápido retorno do paciente a suas atividades, alta taxa de sucesso e resolutividade e atuação em diversas especialidades médicas. Suas principais áreas de desenvolvimento hoje são a Oncologia, Doenças Cardio-Vasculares, Doenças do Fígado, Doenças da Coluna Vertebral, Ginecologia.

Ressonância Magnética

Método de diagnóstico por imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante. Permite obter imagens mais nítidas dos tecidos moles próximos aos ossos, e é amplamente utilizada para o diagnóstico de pequenas rupturas e lesões em ligamentos, tendões e músculos.

Teste Ergométrico

Também chamado teste de esforço, é um método não invasivo de análise das respostas cardiovasculares frente ao exercício físico. O teste ergométrico é empregado para diagnóstico, prognóstico e seguimento da doença arterial coronária, hipertensão arterial e das arritmias cardíacas. Avaliação de indivíduos saudáveis, prescrição da intensidade do exercício e avaliação da efetividade de programas de condicionamento físico e da terapêutica medicamentosa.

Tomografia Computadorizada

Exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou “fatia” do corpo, de até 0,6mm, transversais de diversos órgãos do corpo humano. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X.

Ultrassonografia

Método diagnóstico muito recorrente que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. A onda sonora é produzida por um transdutor piezoelétrico, que entra em contato com o paciente através da pele e gera ondas de ultrassom (capazes de transformarem energia elétrica em mecânica e vice-versa).

Retirada de Exames

Rua Aldo Mortari, 65, Centro Alto, Ribeirão Pires